Clicando no widget acima és direccionado para uma lista de músicas infantis do prof. Bahia.
linha_rodinha |
Clicando no widget acima és direccionado para uma lista de músicas infantis de apoio ao livro "Linha e Rodinha".
Clicando no widget acima és direccionado para uma lista de músicas infantis do prof. Bahia.
linha_rodinha |
Clicando no widget acima és direccionado para uma lista de músicas infantis de apoio ao livro "Linha e Rodinha".
Esta tabela demonstra a necessidade de desenvolver capacidades motoras básicas antes de trabalhar as capacidades próprias de qualquer modalidade.
No período da Educação Infantil a criança sofre importantes modificações morfológicas, principlamente ao nível do peso e da altura. Tem uma necessidade de movimento insaciável apresentando uma motricidade descoordenada nos primeiros anos. As relações que mantém com as crianças da suas idade são descontínuas.
No final da Educação Infantil deve:
a) Ser capaz de manter uma postura correcta (estar sentado, de pé, ...) durante maior tempo. É capaz de manter umobjecto na cabeça e inclusivé deslocar-se com ele (conde e Viciana, 1997);
b) Saltos e deslocamentos mais eficazes como consequência da coordenação entre membros superiores e membros inferiores, não existindo diferenças significativas entre rapazes e raparigas;
c) Coordena a acção sucessiva de duas habilidades básicas (correr - parar e lançar; saltar com corrida de balanço);
d) Melhora a sua coordenação óculo-pedal, começando a executar toques numa bola (Aucouturier, 1985);
e) Lança com pontaria e regular a força de lançamento. Aos 5-6 anos é capaz de adiantar a perna contrária ao braço lançador (Wickstrom, 1990). Consegue receber uma bola grande com os braços sem dificuldade (Conde e Viciana, 1997)
Para ficares a saber tudo sobre Desenvolvimento Motor clica no Widget acima (recursos do Professor Carlos Neto - FMH Lisboa).
Ao clicar no widget acima é redirecionado para o e-snips onde encontrará os trabalhos apresentados pelos alunos de Educação de Infância - Ese/Ipp - 2º ano (2007/08) à proposta de elaborar dois exercícios para cada uma das temáticas a desenvolver ao nível da Expressão Motora.
1. Desenvolvimento corporal harmónico;
2. Aquisição do controlo corporal;
3. Desenvolvimento da habilidade motora;
4. Condicionamento dos sistemas orgânicos, de forma a suprir demandas diárias e de emergência;
5. Assumpção de responsabilidade crescente, no seu próprio bem estar;
6. Desenvolvimento da habilidade de utilização do movimento, como instrumento da comunicação e expressão;
7. Utilização sadia das horas de lazer;
8. Aquisição de comportamentos e de valores referentes ao ajustamento pessoal e social;
9. Desenvolvimento de atitudes favoráveis à actividade física.