quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Competências Específicas da Expressão Motora para a Pré-Escola

A- Esquema Corporal

1. Reconhecer as possibilidades cinestésicas do corpo, através do movimento que o afectam, como uma totalidade;
2. Reconhecer o corpo, no seu todo, e diferenciar cada uma das suas partes, por meio do movimento;
3. Realizar movimentos independentes e interdependentes, com os diversos segmentos do corpo;
4. Definir a dominância lateral.

B- Orientação Espaço-Temporal

1. Orientar-se no espaço, descriminando localização, direcção e dimensão;
2. Movimentar-se descriminando diferentes momentos do tempo, o seu curso regular e o seu fracionamento;
3. Identificar e efectuar movimentos, descriminando as diferentes velocidades e trajectórias, no deslocamento do corpo e objectos.

C- Capacidades Motoras

1. Estruturar movimentos que requeiram coordenação geral;
2. Estruturar movimentos que requeiram coordenação selectiva,
3. Equilibrar-se em diferentes situações com e sem deslocamento, controlando e ajustando a sua postura;
4. Melhorar o desempenho na execução de actividades que requeiram força, resistência, flexibilidade, agilidade e velocidade;
5. Adquirir controlo progressivo dos movimentos que evidenciam graus de tensão muscular.

D- Expressão Corporal

1. Representar com movimentos corporais, elementos e objectos do meio circundante;
2. Reproduzir, com movimentos corporais, posturas e comportamentos de animais e de pessoas:
3. Movimentar-se adaptando-se a diferentes ritmos;
4. Expressar-se compondo a movimentação com um companheiro ou com grupo;
5. Criar a sua própria sequência de movimentos, em actividades de respostas livres, vivenciando pensamentos e sentimentos;
6. Dramatizar através do movimento, factos, histórias e fantasias;
7. Conhecer e executar formas de expressões tradicionais do nosso povo e de outros povos.

E- Recreação

1. Participar de jogos e brinquedos cantados, dramatizações e mímicas;
2. Cooperar nas actividades de grupo aceitando diversos papéis;
3. Utilizar, nos momentos de lazer, habilidades motoras adquiridas;
4. Desenvolver a habilidade de modificar jogos e actividades, para atender aos problemas surgidos em relação ao espaço, material e tempo disponíveis.

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