domingo, 16 de dezembro de 2007

Desenvolvimento Motor

Fases do Desenvolvimento Motor (Gallauhe, 1982)

Esta tabela demonstra a necessidade de desenvolver capacidades motoras básicas antes de trabalhar as capacidades próprias de qualquer modalidade.

No período da Educação Infantil a criança sofre importantes modificações morfológicas, principlamente ao nível do peso e da altura. Tem uma necessidade de movimento insaciável apresentando uma motricidade descoordenada nos primeiros anos. As relações que mantém com as crianças da suas idade são descontínuas.

No final da Educação Infantil deve:

a) Ser capaz de manter uma postura correcta (estar sentado, de pé, ...) durante maior tempo. É capaz de manter umobjecto na cabeça e inclusivé deslocar-se com ele (conde e Viciana, 1997);

b) Saltos e deslocamentos mais eficazes como consequência da coordenação entre membros superiores e membros inferiores, não existindo diferenças significativas entre rapazes e raparigas;

c) Coordena a acção sucessiva de duas habilidades básicas (correr - parar e lançar; saltar com corrida de balanço);

d) Melhora a sua coordenação óculo-pedal, começando a executar toques numa bola (Aucouturier, 1985);

e) Lança com pontaria e regular a força de lançamento. Aos 5-6 anos é capaz de adiantar a perna contrária ao braço lançador (Wickstrom, 1990). Consegue receber uma bola grande com os braços sem dificuldade (Conde e Viciana, 1997)

Para ficares a saber tudo sobre Desenvolvimento Motor clica no Widget acima (recursos do Professor Carlos Neto - FMH Lisboa).

1 comentário:

Ellen Lecas disse...

Gostei muito do artigo!Sou brasileira, professora de ed. física e fisioterapeuta.Gostaria de fazer contato com Miguel Nascimento pelo e-mail ejlecas@gmail.com