sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Orientações Didáticas

Na aplicação prática das experiências de movimentos, além do conhecimento dos diferentes tipos de movimentos, é importante que o Educador conheça alguns procedimentos didáticos que auxiliam, de maneira efectiva, o bom desenvolvimento do programa:
a) Observar se todas as crianças participam activamente nas actividades propostas e se usufrem de suficientes oportunidades;
b) Colocar as crianças mais novas, o mais rápido possível, em actividade;
c) Envolver todas as crianças na actividade – as com dificuldade de execução, as com sobrepeso, … dar atenção especial para que possam superar as suas dificuldades;
d) Alguns jogos de eliminar tendem a colocar de fora os mais inábeis ou lentos. Procure alternativas;
e) Dar à criança oportunidade para criar novas formas de movimento. Dê-lhe oportunidades de explorar as suas ideias (nem sempre a do professor é a melhor…);
f) Se a criança surge como lider, dar oportunidade para liderar – dar-lhes responsabilidades que possam assumir;
g) A formação de grupos é um bom método de dar a oportunidade de surgimento de lideres. Grupo e lider devem ser mudados frequentemente, dando à criança a oportunidade de liderar sempre que possível;
h) Na selecção de grupos utilizar métodos que nunca deixem nenhuma criança sem grupo;
i) Ensinar as crianças a cuidar do material. Criar um sistema de montar e desmontar o material. Sempre que possível as crianças devem asumir essa responsabilidade;
j) Ensinar as crianças a esperar pelas instruções antes de usar os materiais;
l) O Professor deve aproveitar os melhores executantes como exemplo;
m) Após a necessária correcção de algum exercício perante a turma, o Professor deve:
1. Colocar as crianças sentadas de forma que todas possam ver;
2. Mostrar a maneira correcta de executar o exercício;
3. Após a demonstração dar tempo para que todas as crianças possam executar correctamente;
n) O trabalho em grupos reduzidos é muito importante, pois, dá à criança a oportunidade de ajudar o colega, observar a sua execuçãoe, por vezes, corrigi-lo;
o) Circular entre as criançças que estão a executar os exercícios, pois, desta forma, o professor pode verificar os que estão com dificuldades e ajudá-los individualmente;
p) Quando for aplicar testes, explicaro porquê e a importância do teste para o desenvolvimento do trabalho;
q) Estabelecer com as crianças um sinal para parar a actividade. Normalmente a elevação do braço, acompanhado de um apito ou a voz será eficaz.

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