quinta-feira, 29 de maio de 2008

Reflexão de Henrique Santos

Sentindo-me um pouco inspirado por algumas das "observações/sugestões/críticas" lidas noutros espaços (mormente sobre a minha participação no III Fórum Internacional...), eis que me ponho a pensar em alguns dos nossos processos mentais/cognitivos, pessoais e profissionais e a forma como eles se reflectem na nossa prática.
Apesar da minha reflexão sobre (alguns) destes temas não me ser nova (o meu Blog pessoal é fértil em algumas delas), há "áreas" que me "preocupam" bastante, essencialmente porque se perspectivam (na minha opinião) como fundamentais na Educação de Infância.

Deixo aqui, de forma simples (e simplificada) algumas das questões/contradições que passamos a vida a fazer (e, infelizmente, às vezes, nem "paramos para pensar"):

- Damos, no Dia da Mãe, "luvas de cozinha", "aventais" e "panos de pó" decorados às Mães e mulheres em geral, e depois passamos a vida a dizer que: "as mulheres são discriminadas, etc., etc."...

- Passamos a vida a dizer mal do futebol, do dinheiro gasto em estádios sem utilidade, mas depois damos uma bola (de futebol) aos nosso meninos para eles "irem para o recreio brincar"...

- Somos pelas "novas experiências", mas nem sequer nos damos ao trabalho de passar por uma "loja dos chineses" para comprar uma bola de rugby (por 2€), de forma a que as nossas crianças "conheçam" outras modalidades desportivas (claro está que, as regras do futebol, até para nós, são mais fáceis de explicar, e não nos "incomodamos" muito a ter que ir saber mais...),

- Temos um discurso "anti-tabágico" cerrado e depois, à porta das nossas escolas, "concentramo-nos" a fumar...

- Somos pela "criatividade", mas depois gostamos (e compramos) as revistas "Educadores de Infância", "Educação de Infância" e outras do mesmo modelo...

Poderia continuar um bocadinho mais, mas acho que, por agora, já serve...

Cumprimentos e Bom Trabalho,

Henrique

Firefly

Um browser para Internet feito a pensar nos mais novos, que permite aumentar a segurança das crianças enquanto navegam.

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Vem aí um mundo virtual para as crianças

A Knowledge Adventure, empresa especializada em software infantil, vai lançar hoje um mundo virtual educativo para crianças dos três aos cinco anos.

O programa chama-se JumpStart Advanced Preschool World e simula o ambiente de uma praia ou de uma selva, dando indicações de voz ou de imagens para que as crianças possam aprender o ABC.

Neste momento, ainda só está previsto o lançamento nos EUA, custando 29,99 dólares. Em Julho, a empresa vai lançar um site, onde o acesso mensal custa entre oito e 12 dólares, noticia a Cnetnews. Os educadores podem ter acesso à evolução de aprendizagem das crianças, personalizar os ambientes e obter novos jogos.

Marcas como a Disney, Nickelodeon e Mattel também tentam a entrada na aprendizagem online para crianças.

Parry Aftab, uma investigadora de segurança infantil, alerta para os perigos do cyber bullying e para os riscos da socialização online.

«Muitas das empresas que desenvolvem produtos offline não sabem passar para o online, não fazendo avaliações correctas do risco e não tendo a participação dos pais para resolver alguns problemas», afirma a investigadora.

http://exameinformatica.clix.pt/noticias/internet/997210.html

sábado, 24 de maio de 2008

A Água

Apresentação pública do livro - AVALIAÇÃO DA FONOLOGIA INFANTIL

Prova de avaliação fonológica em formatos silábicos

da autora Rosa Maria Lima

Sábado, dia31 de Maio, às 10.00h, na Livraria Almedina, Campus de Gualtar - Universidade do Minho

A apresentação da obra estará a cargo da Profª Doutora Maria de Lurdes Moutinho, docente da Universidade de Aveiro

Seguir-se-á uma breve workshop, com a duração de 1 hora, dinamizada por Rosa Lima, na qual se exporá o conteúdo da prova, os resultados obtidos bem assim como se fará uma pequena incursão reflexiva tendo em conta a realidade da aprendizagem fonológica infantil tanto em crianças normais como crianças com desvio no seu processo de aquisição fonológica.

Breve sinopse

Na obra “Avaliação da Fonologia Infantil “ propõe-se um instrumento de avaliação da fonologia de crianças falantes do Português Europeu, baseando-se este instrumento no princípio de que o processo de aquisição de um fonema está ligado ao domínio que a criança tem sobre unidades superiores ao fonema, nomeadamente o contexto silábico. Após uma revisão dos quadros teóricos que antecedem e enquadram esta leitura da aquisição fonológica, a autora descreve a PAFFS e apresenta dados obtidos por administração da prova a uma amostra de crianças portuguesas dos 3 aos 7 anos e meio.

quinta-feira, 15 de maio de 2008

InformAPEI 49

Já está disponível o InformAPEI 49 da Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI) - Portugal


quinta-feira, 8 de maio de 2008

A História das coisas

Ler para Bebés - experimente!

Estudos recentes mostram que os bebés recém-nascidos, com apenas alguns dias, são receptivos à leitura. A investigação evidencia também uma associação positiva entre a leitura aos mais novos, logo desde cedo na infância e, mais tarde, um bom desempenho escolar das crianças.

As vantagens são muitas: a leitura cria uma ligação entre os pais e o bebé, promovendo também a aquisição de capacidades linguísticas e de escrita. Os sons e ritmos das histórias contadas e encenadas são importantes e reconfortantes para os bebés.

Através da leitura os mais novos têm acesso a um mundo de experiências, ajudando-os a serem leitores assíduos mais tarde.

Comece nos primeiros dias de vida: uma leitura breve, de apenas alguns minutos, estabelecendo uma rotina diária. O tempo de leitura poderá aumentar em função da maior capacidade de concentração da criança.

E ler onde? Ler quando? Não importa o local, ou a altura do dia: de manhã, à tarde, antes da sesta ou ao anoitecer… no consultório, à espera do pediatra, no jardim mas, sobretudo, em casa. Comente as imagens e, mais tarde, faça perguntas sobre o texto e as ilustrações.

Mesmo quando não existe um livro por perto poderá “improvisar” com a leitura de um excerto de um jornal ou enumerar os itens a lista de compras da semana.

Os livros cartonados com folhas robustas (para que mais novos possam começar uma nova actividade: folhear) poderão ser o ponto de partida para as primeiras histórias; depois, em livros de todas as dimensões e texturas (e alguns até com cheiro) as palavras e frases vão-se tornando mais densas e complexas à medida que aumenta a atenção…

As bibliotecas são um excelente recurso para os pais: nelas encontram não só uma grande variedade de livros, especialmente dedicados aos mais novos, bem como especialistas (os bibliotecários(as)) que os poderão aconselhar. Para além disso, ao longo do ano as bibliotecas organizam várias iniciativas de promoção da leitura, em alguns casos dirigidas em exclusivo a famílias. Também algumas livrarias dispõem de espaços onde os mais novos podem experimentar os livros.

Em casa, num quarto ou na sala, uma pequena biblioteca destinada apenas aos livros infantis poderá começar a ser construída mesmo antes do nascimento do bebé. Experimente, comunique e partilhe emoções através da leitura… aos bebés!

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Informapei nº 48

Já está disponível o Informapei nº 48 da Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI) - Portugal.


sexta-feira, 2 de maio de 2008

WORKSHOP DE LUDOTERAPIA E DANÇAS CÓMICAS

Decorre no próximo dia 10 de Maio, às 15h, no museu da chapelaria, o workshop de ludoterapia e danças cómicas.
A TERAPIA DA BRINCADEIRA é uma terapia activa, não-directiva, dirigida a Pessoas de TODAS as idades. Baseia-se na improvisação e no movimento intuitivo e utiliza Danças Espontâneas e Cómicas, verbalizações, experiências corporais, jogos lúdicos, brincadeiras criativas, diversão, pantomima, teatralização, expressão multimodal de talentos, emoções, sentimentos...
Porque não experimenta fazer este workshop com os mais pequeninos?
Certamente, há muitas brincadeiras para partilhar e os menores de 14 anos, quando acompanhados por um adulto, não pagam a entrada!
Inscreva-se já.
Para mais informações, por favor, contacte o Museu da Chapelaria pelo telefone 256 201 680

Segurança na Internet

Para um tema cada vez mais actual fica aqui um Manual e um Guia para os Professores/Educadores

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Power Point

Se precisas saber mais sobre este programa para realizar apresentações consulta o seguinte ficheiro

ArtPad - Desenho e Pintura

Deixo-vos aqui um óptimo programa para trabalhar desenho e pintura com as crianças.